quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mundo: principais religiões. (Aula extra).

-Introdução.

As religiões constituem a cultura de diversos povos no mundo, ela é influência para os mais variados acontecimentos geopolíticos mundiais. Existem várias religiões, mas nesse capítulo iremos abordar as que ocupam mais áreas no mapa mundi o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo.



ORIENTE MÉDIO, EUROPA E NORTE DA ÁFRICA.

1-Cristianismo.

O cristianismo é a religião com mais adeptos do mundo, abrangendo cerca de 33% da população mundial. Assim como p islamismo e o judaísmo é uma religião monoteísta, ou seja, creem em um único Deus, além dessa semelhança também são religiões que surgiram na Ásia, assim como o hinduísmo, o xintoísmo entre outras. Essa religião segue os ensinamentos de Jesus Cristo e está dividida entre Cristãos Ortodoxos, Cristãos Católicos Romanos e Protestantes, essa última vertente surgiu de uma ruptura dentro da Igreja Católica Romana e também se divide em várias outras vertentes. Para dar embasamento à suas ideias os cristãos, seguem a Bíblia, livro sagrado, está dividido em dois conjuntos de livros, o Antigo testamento (anterior a cristo) que conta a história da relação de Deus com o povo judeu e o Novo Testamento (posterior a Cristo) esse conjunto de escritos reúne textos sobre a vida de Jesus Cristo de acordo com alguns de seus apóstolos ou outros seguidores.
Os católicos ortodoxos têm costumes diferentes dos católicos romanos, eles não aceitam a autoridade do papa, a maior hierarquia da igreja ortodoxa é o patriarca que organiza o culto. A cruz ortodoxa também é diferente, ela é cruzada por três barras horizontais como na figura abaixo:

O voto de castidade não é obrigatório para todos os membros da igreja, a quaresma ortodoxa dura quarenta e sete dias diferente da romana que dura apenas quarenta, o calendário utilizado é o juliano que possui 378 dias. Um dos principais rituais católico, o Natal, é comemorado no dia 7 de janeiro.

Cruz Ortodoxa.

Interior de uma Igreja Ortodoxa com os santos pintados na parede.


2-Islamismo.

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo, os seus adeptos são chamados de muçulmanos. A religião foi fundada pelo profeta Maomé em uma região que hoje faz parte da Arábia Saudita. A religião ao longo dos tempos se difundiu para regiões do Oriente Médio, países do Norte da África e da Europa também. Expandiu-se posteriormente para países da África Subsaariana, da Ásia Central e também pelo Sudeste do continente. Os mulçumanos possuem suas cidades sagradas, as principais são Meca e Medina, essas cidades são fundamentais, pois foram nelas que o anjo Gabriel passou as mensagens do Alcorão ou Corão para o profeta Maomé. Mas a crença em Maomé também se divide em grupos.

Uma mulher islâmica usando burca com o Al Corão em sua  mão.

Símbolo do Islamismo.

Cidade de Meca em período de peregrinação.


-Sunitas e Xiitas.

Os sunitas agrupam a maioria dos islâmicos, reunindo 90% dos adeptos. Essa corrente é seguidora da Suna que se trata de um livro que conta a trajetória do profeta Maomé, esse livro ajuda os sunitas esclarecerem questões que não estão claras no Alcorão, só aceitam adeptos que forem escolhidos pela comunidade islâmica.
Já os xiitas preferem uma interpretação mais rígida do livro sagrado e não reconhecem exemplos ou conselhos vindos de outros livros. Além disso, o mundo Islâmico só deve ser comandado politicamente por membros diretos da família de Maomé. Esse fundamento faz com que os países predominantemente Xiitas adotem o Estado teocrático, ou seja, as leis e a administração territorial está baseada nas leis religiosas assim como seu líder é um membro escolhido diretamente por Deus.

-Mundo Árabe.

O mundo árabe é diferente do mundo islâmico. O árabe está ligado com a etnia, cultura e principalmente a língua, enquanto o islamismo está ligado diretamente à religião. Como vimos os Iranianos são da etnia persa, mas religiosamente, em sua maioria, seguem o islamismo.

EXTREMO ORIENTE.

3- Hinduísmo.




O hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, ela está principalmente concentrada entre povos do subcontinente indiano, suas ideias se baseiam nos conjunto de textos sagrados chamados Vedas. A religião não se expande por dois motivos, por não praticar o proselitismo, ou seja, não há pregação das ideias a fim de converter as pessoas e também por causa da distância geográfica entre os países adeptos e os demais. A religião se difere, também, das outras duas citadas anteriormente pelo fato de não possuir um profeta fundador, não se organiza segundo uma hierarquia ou instituição, não cultuam um livro sagrado, são politeístas e não separam a vida religiosa da vida social. As forças da religião vem do conjunto de praticantes que protegem a tradição no seio familiar por meio de relações de sangue.

-Sistema de Castas.

O sistema de castas é uma ordenação social herdado pelos sacerdotes védicos ou brâmanes, esses sistema é composto de quatros castas podendo existir pessoas que não pertencem a nenhuma delas. Os brâmanes estão no posto mais alto da hierarquia exercendo o trabalho intelectual como o sacerdócio e a filosofia. Os xátiras vêm em seguida ocupando cargos militares e são considerados nobres. Em terceiro lugar vêm os vaixas, casta que abrange artesãos, camponeses e mercadores. E na base da pirâmide estão os shundras, são os demais trabalhadores que fazem serviços para as demais castas. Fora dessa estão os parias, esses também são chamados de “poluídos” além de fazerem trabalhos que as demais castas se recusam, os parias são privados de direitos políticos e sociais, não podem frequentar templos, escolas etc.
O sistema de castas foi abolido legalmente da Índia após a sua independência, em 1949, pois os indianos alegavam que essa separação ajudava ainda mais a repressão inglesa para com os indianos, porém na prática essa hierarquia ainda continua prevalecendo.

- Budismo.

Doutrina religiosa e filosófica que visa o melhoramento do espírito através da reencarnação, que foi fundada por  Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda "O Iluminado, entre os séculos VI e IV a. C., os sofrimentos da vida material são levados para a próxima vida para serem superados e são chamados de carma. O Nobre Caminho Óctuplo, representado pelo Dharmachakra, é uma técnica utilizada para erradicar sentimentos como ganância, ódio e ilusão.



Dharmachakra.



- Xintoísmo.

Religião animista com maior número de adeptos no Japão, foi criada antes do budismo, mas aceita e agrega conceitos de outras religiões, o nome deriva da palavra xin tau que significa “via dos desuses”. As divindades podem ter formas animais, humanas ou de elementos da natureza, isso porque os xintoístas acreditam que o homem deve estar em harmonia com a natureza.

AMÉRICA

- Religiões Afro-Brasileiras, Candomblé e Umbanda.

campo da religião temos um problema com as más interpretações principalmente feitas pelos líderes e adeptos do cristianismo. As religiões africanas ou afro-brasileiras são vistas como maléficas e seus adeptos como bruxos que praticam magias para conseguir as coisas, normalmente conhecemos essas religiões pelo nome pejorativo de macumba.  O termo "macumba" também é utilizado, da mesma forma, para designar a oferenda para os Orixás quando o correto é ebó. No entanto, na verdade, esse termo refere-se ao instrumento musical.

Temos dois ramos de religiões afro-brasileiras bastante conhecidas o Candomblé e a Umbanda.
O Candomblé, ao contrário do que se pensa, é uma religião que nasceu em solo brasileiro e também é praticada em outros países da América do Sul e Central. Trata-se de uma religião politeísta na qual os Orixás são os deuses, cada um deles tem uma personalidade que influencia os praticantes dessa religião, quando um orixá influência uma pessoa essa é chamada de “filha(o) de Santo”, essa personalidade do orixá pode misturar-se com a de outros o que faz a pessoa tenha características de mais de um orixá.
Os deuses do candomblé também são detentores da tristeza e da felicidade dos seus “filhos”, quando vemos uma oferenda nada mais é do que um pedido feito por um “filho” para o seu orixá. Nessa religião também não comportamentos certos ou errados e nem bons e maus[1].
Já a Umbanda é um pouco diferente, ela possui elementos de diversas culturas que ajudaram a formar o Brasil, possui elementos do espiritismo kardecista, cultos afro-brasileiros, catolicismo, de rituais indígenas e até alguma influência de ideias esotéricas. Essa religião adota em seu culto personagens urbanos e caboclos indígenas também acreditam na reencarnação como os kardecistas e também fazem diferenciação entre o bem e o mal. As entidades umbandistas vêm do catolicismo, ou seja, os santos católicos, sendo São Jorge um dos mais famosos.

www.espiritualismo.info 
Zé Pilintra, elemento urbano presente na Umbanda.

São Joge, santo católico incorporado pela Umbanda.


- Religiões Indígenas.

“A idéia de Deus perpassa todas as religiões indígenas. Muitos povos têm a noção de um Deus criador, mas um Deus que cria e, em seguida, se afasta, passando a intervir no mundo através de entidades espirituais ou heróis civilizadores, isto é, humanos com grandes poderes. Para os Tupinambá, o Deus criador tinha o nome de Monã, que significa o ancião. Criou a terra e tudo o que ela contém, mas, devido à maldade dos homens, a destruiu-a pelo fogo.

Houve apenas um sobrevivente, Maíra-Monã, que intercedeu a Deus que a restaurasse. Uma grande chuva apagou aquele incêndio, surgindo aí uma nova terra. Um conflito entre dois irmãos, descendentes de Maíra-Monã, desencadeou uma nova catástrofe, um dilúvio, que cobriu toda a terra, conseguindo se salvar apenas esses dois irmãos, com suas esposas, surgindo daí uma nova humanidade. Os Guarani chamam a Deus pelo nome de Nhanderu, o nosso primeiro pai.

Foi ele quem dispersou as trevas primordiais com a luz de sua sabedoria. Criou o mundo, colocando-o sobre duas traves cruzadas, que por sua vez são apoiadas sobre quatro palmeiras. No dia em que essas palmeiras desabarem, será o fim do mundo material. Outras sociedades indígenas, talvez a grande maioria, não possuem a idéia de um Deus criador, como é o caso do povo Xavante. Seus mitos de origem começam com um mundo já criado, havendo demiurgos e entidades espirituais que vão atuar junto aos humanos”[2]

- Animismo.

É o pensamento religioso que emprega espírito em todos os elementos da natureza.



[1] CARMO, João Clodomiro do.O que é candomblé?. São Paulo: Brasiliense, 1987.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tema 4 – Unidade 1 – Terrorismo.


1 – O que é terrorismo?

Há uma certa dificuldade de se definir o que é terrorismo, de maneira geral podemos dizer que é qualquer ação violenta para criar medo com objetivos políticos. O conceito de terrorista muda de acordo com as circunstâncias, Nelson Mandela, por exemplo, foi considerado terrorista no período do apartheid e posteriormente virou presidente do país após o fim do regime. Após os ataques de 11 de Setembro de 2001 foi estabelecida uma nova política antiterrorista conhecida como Doutrina Bush, os ataques ao Afeganistão e ao Iraque fazem parte dessa nova tática.

2 – Tipos de ações terroristas.

  • Terrorismo para desestabilizar governos – Durante as décadas de 1960 e 1970 foi crescente o número de grupos terroristas que surgiram, principalmente por causa do elevado número de ditaduras que apareceram no mundo por causa da Doutrina de Contenção estadunidense.
  • Terrorismo Separatista – São os grupos que lutam pela criação do seu próprio país é o caso do ETA (Euskadi Ta Azkatasuna), do IRA (Irish Republican Army) e da OLP (Organização para a Libertação da Palestina.
  • Terrorismo de Estado – Ocorre quando o governo faz uso da violência para reprimir grupos sociais.
  • Terrorismo de Estado no Brasil – A ditadura começou no Brasil em 1964 após um golpe que derrubou o presidente João Goulart. Logo grupos de oposição ao regime se formaram e eram constituídos principalmente por estudantes e intelectuais. Agentes de órgãos de segurança agiam à margem da lei com prisões, torturas e assassinatos, sobretudo após o Ato Institucional nº 5.
  • A bomba no Riocentro – Foi uma tentativa de ataque a bomba durante as comemorações pelo dia do trabalho, mas o ataque acabou não acontecendo, pois a bomba explodiu enquanto era armada, o governo tentou culpar os comunistas, porém, posteriormente, comprovou-se que o ataque foi armado pelo Estado.
  • Terrorismo Negro – era empregado por grupos clandestinos de extrema direita a fim de evitar o avanço democrático de forças socialistas. Como na Itália na década de 1970.
  • Terrorismo Doméstico – ataque interno sem motivo político aparente.
  • Terrorismo internacional – Quando um grupo terrorista ataca fora de seu país de origem. A maioria dos ataques ocorrem em função do fundamentalismo islâmico contra os valores morais ocidentais.
  • Al Qaeda – O grupo que nasceu durante a guerra fria quando a URSS invadiu o Afeganistão, teve grande projeção nacional após os ataques de 11/09/2001 às torres gêmeas (World Trade Center) no próprio território dos Estados Unidos, comandados pelo saudita Osama bin Laden.
  • As células – a organização da Al Qaeda não é vertical e possui várias células com poucos membros espalhadas pelo mundo, como a maioria das células não realizam nenhuma operação criminosa fica mais difícil que a polícia os encontre.
As ações – os recursos materiais da organização são escassos, mas a suas ações são bem planificadas o que fazem com que os atentados ocorram quase sempre com sucesso, produzindo atentados com grande número de vítima

Tema 3 – Unidade 1 – Conflitos as razões e os principais focos.


1 – Conflitos em escala global.

O livro didático aborda os conflitos apontando-os em um mapa, também nos mostra que esses conflitos ocorrem por motivos religiosos, culturais, políticos e econômicos.
Na América Latina são comuns os movimentos que exigem reconhecimento e políticas sociais mais justas para os povos indígena que é o caso do Movimento Zapatista de Libertação Nacional que atua em Chiapas no México.
No Oriente Médio o conflito árabe-israelense é o mais conhecido, iniciou-se em 1948 quando os palestinos foram obrigados a deixar seu território para a formação do Estado de Israel, o conflito perdura até os dias atuais sem expectativa de acordo entre as duas nações.
A África é um dos continentes que mais sofre com os conflitos maior herança do neocolonialismo europeu. Os conflitos ocorrem principalmente na África Subsaariana, a divisão arbitrária europeia durante o século XIX fez com que grupos étnicos que eram inimigos históricos habitassem o mesmo território, com as independências africanas conflitos pelo controle do poder e dos recursos naturais eclodiram por grande parte dos países africanos e é grande causa das mortes e da pobreza que assola o continente.
O Leste Europeu e a Região do Cáucaso também são regiões de grande tensão, ali predominam os movimentos separatistas originados após o fim da Guerra Fria e da queda do socialismo real.


IMAGENS DO MOVIMENTO ZAPATISTA.



SUBCOMANDANTE MARCOS, A MÁSCARA SIGNIFICA A UNIVERSALIDADE DA LUTA.



MOVIMENTOS SEPARATISTAS EUROPEUS.

EUSKADI TA AZKATASUNA.


SEPARATISMO CHECHENO - REGIÃO DO CÁUCASO - RÚSSIA.



ORGANIZAÇÃO PELA LIBERTAÇÃO DA PALESTINA.








segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tema 1 - Unidade 1 - Estado, nação e território.


- Estado Nação e Território.
A demarcação do território aconteceu ao longo do tempo conforme as civilizações foram crescendo e foram exercendo as suas atividades econômicas, militares e culturais.

-Estado.
“Corresponde à organização política, administrativa e jurídica de uma sociedade”. O estado nacional contém as seguintes características: Território definido, governo central, moeda única, língua oficial e defesa nacional.

-Nação ou Povo.
A nação é constituída por um grupo social ligados por um passado histórico que formam uma identidade cultural. Uma nação não constitui necessariamente um Estado.

-Território.
É a base física onde o Estado exerce sua soberania, o território ainda é composto pelo Espaço Aéreo, Ilhas e o Território Marítimo ou mar territorial. Para definir as fronteiras de um Estado é necessário que os Estados vizinhos as reconheçam. Ainda existem casos de discussão e disputas por territórios como, por exemplo, a disputa pela região do Essequibo entre Venezuela e Guiana.



- O Mapa Político do Mundo Está Definido?
O Mapa Político do mundo ainda não está definido, pois existem nações que ainda não possuem soberania sobre um território, em sua maioria elas lutam para que consigam um território nacional.


Tema 2 - Unidade 1 - As Grandes Guerras e a Guerra Fria

O resumo que segue foi feito a partir de mesclas de textos do livro novo e do livro "Expedições Geográficas" de Melhem Aldas e Sérgio Aldas.


1- Mundo Multipolar

-Primeira Guerra Mundial
Causas: Unificações tardias fizeram com que Alemanha e Itália ficassem em desvantagem no processo de divisão da África. Já o Império Austro-Húngaro disputava com a Rússia alguns territórios e por isso a composição dos grupos que lutaram na guerra ficou assim:
Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro)
Tríplice Etente (Reino Unido, França, Rússia e posteriormente EUA). A Guerra termina depois que a Rússia sai e os Estados Unidos se aproveita dos países já destruídos e intervém ao lado da Etente.

-Revolução Russa 1917. Foi a revolução que tirou a Rússia do Czarismo para o Socialismo. (será estudada melhor posteriormente).

-Segunda Guerra Mundial.
A crise de 1929 fez com que os regimes fascistas ganhassem força na Europa, esse “novo” regime reivindicava as perdas da Primeira Guerra Mundial firmadas pelo Tratado de Versalhes, além de impor a sua cultura e tentar anexar vários outros territórios. Esses novos regimes começaram a dominar os países da Europa e consequentemente iniciaram conflitos com as potências locais. Sendo assim os países que lutaram na Guerra ficaram divididos em:
Aliados-EUA, Reino Unido, França e URSS e Eixo-Alemanha, Itália e Japão.
A Guerra acaba depois que o EUA entram, assim que a Itália desiste da Guerra, mais uma vez com a Alemanha destruída após uma péssima investida contra a União Soviética, os Estadunidenses acabam vencendo o conflito junto com a URSS e, por fim, destroem duas bombas atômicas no Japão.

-Nazismo e Fascismo.

Principais características e idéias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.


2-Mundo Bipolar

-Socialismo. Sistema e regime baseado na coletivização dos meios de produção e no fim da propriedade privada.
-Coletivização. Os meios de produção e os ganhos são repartidos entre os trabalhadores.

-Cortina de Ferro. Para se proteger dos capitalistas os soviéticos começaram a criar alianças com vários países do Leste Europeu formando assim um espécie de barreira que ficou conhecida como cortina de ferro.
-Doutrina Truman. Apoio militar do Estados Unidos aos países para evitar o avanço comunista.

-Plano Marshall. Apoio econômico para reerguer os países que saíram destruídos da Segunda Guerra Mundial.

-A divisão do mundo.
O mundo foi divido em dois blocos, de um lado o Capitalista representado pelos EUA e do outro o Socialista representado pela URSS. O que marcou simbolicamente a divisão do mundo foi o Muro de Berlim construído a fim de evitar que os cidadão do lado soviético do país fugissem para o lado capitalista.
-Otan e Pacto de Varsóvia.

Esses são os nomes das duas alianças militares criadas para proteção dos dois pólos do mundo, a OTAN capitalista e o Pacto de Varsóvia Socialista.

-A corrida Armamentista e Espacial. Como a Guerra Fria não teve conflito direto, os países desenvolviam as armas e tecnologia para ameaçar uma a outra. Com isso além de tentar conquistar os territórios do planeta terra ambos começaram a brigar pelo espaço.

-Crise do socialismo Real. O socialismo entrou em crise, pois grande parte dos investimentos estavam indo somente para a indústria armamentista, além disso, a população reivindicava maior participação política.

-Queda do Muro de Berlim. A queda do Muro de Berlim representou simbolicamente o fim do socialismo e do mundo bipolar.