segunda-feira, 3 de junho de 2013

Unidade 3 - Tema 1 - Quadro Natural

Capítulo 9- Europa: meio natural.

1-Continente ou península da Ásia?
No ponto de vista geológico a Europa não passa de uma extensão da Ásia, mais precisamente uma península. No entanto algumas barreiras físicas como os Montes Urais, os mares Negros e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso, fizeram com que a Europa se separasse culturalmente. Socialmente e politicamente da Ásia. Além disso, o continente é berço de movimentos políticos importantes que repercutiram e repercutem no mundo todo, como o capitalismo, a democracia, o socialismo etc.

-Regiões Naturais.
Europa norte: prevalecem as planícies e montanhas e os climas frios e polares. A vegetação é composta de coníferas, a principal atividade econômica é a extração vegetal para a indústria de papel e celulose.

Europa oceânica e continental: prevalecem planícies de clima temperado, na porção continental também aparece o clima semi-árido com vegetação de estepes. Nessa região temos as grandes cidades como Paris, Berlim e Moscou.

Europa do Sul: Montanhosa e de clima mediterrâneo, o relevo alto dificulta a fixação humana. Mas também possui planícies e planaltos que possuem intensa fixação humana.


-Principais Rios.
A rede hidrográfica da Europa é extensa e exerceu e exerce papel relevante na navegação, produção de energia, irrigação, piscicultura e turismo. Os principais rios europeus são:

Rio Volga: o mais extenso da Europa. Embora fique congelado por 4 meses é responsável por 50% do tráfego fluvial, além de abrigar várias hidrelétricas.

Rio Danúbio: banha quatro capitais europeias Viena, Budapeste, Bratislava e Belgrado. A bacia do Danúbio permite a integração entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo.

Rio Reno: Integra economicamente Suíça, Alemanha, França e os Países Baixos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário