segunda-feira, 11 de março de 2013

Unidade 2 – Tema 1 – A globalização e seus efeitos.


1 – Globalização.

É a ampliação das trocas de mercadorias, de informações e de culturas. Essa etapa é caracterizada pelas inovações tecnológicas e aceleração da difusão de informações. Um dos fatores que colaboram para o processo de globalização é a dívida externa que faz com que os países sejam obrigados a aceitar imposições dos países que emprestam dinheiro. Assim deixam de lado barreiras protecionistas o que facilita a entrada de empresas transnacionais nesses países.

A velocidade das informações e dos meios de transporte faz com que a noção de espaço diminua com o passar do tempo. Mapa de David Harvey.


2 - As quatro fases da globalização.

Até o século XV, o mundo era considerado pequeno, ou seja, as economias-mundo ali presentes não interagiam entre si formando assim polos: Europa, China, Índia, África árabe e a América, segundo o historiador Fernand Braudel, eram áreas que atuavam economicamente praticamente isoladas.

-Primeira Fase.
No século XV, com o fim do sistema feudal e com o renascimento cultural e urbano, as ciências saíram das mãos da Igreja Católica e passaram a serem controladas pelos, então recentes formados, Estados Nacionais. Com isso as mais diversas áreas da tecnologia começaram a se desenvolver e as barreiras naturais, que anteriormente eram intransponíveis (como os desertos, as grandes cadeias de montanha, etc.) já não eram mais obstáculos para o homem. Esse avanço favoreceu as grandes navegações e os continentes americano e africano passaram a fazer parte da economia do mundo de forma integrada com as demais regiões. Essa integração foi impulsionada pela busca de metais preciosos e de matérias-primas para a metrópole. A continuidade desse processo resultou na Primeira e na Segunda revolução Industrial que foi marcada principalmente pelo uso de novas energias motoras (vapor, eletricidade e combustível fóssil) e pelo avanço dos meios de transporte. Isso facilitou a integração da economia como também favoreceu os fluxos migratórios.

-Segunda Fase.
Essa fase está relacionada à expansão imperial europeia, ocorrida no fim do século XIX e início do século XX, e integrou ao mundo porções maiores da Ásia e da África. Nesse mesmo período temos a evolução de novos meios de comunicação como o telégrafo, rádio e o telefone, além dos avanços no transporte com a expansão das ferrovias, o uso dos automóveis e aviões, que contribuíram para ampliar e difundir as relações econômicas capitalistas.

- Terceira Fase.
Essa fase está relacionada diretamente ao período da Guerra-Fria, a corrida armamentista e espacial que movia as disputas entre EUA e URSS trouxeram grandes avanços tecnológicos, avanços esses que foram difundidos entre os países aliados às duas superpotências, contribuindo para estreitar ainda mais os laços entre as mais diversas culturas do mundo. A partir de 1970 teve início a revolução técnico-científico-informacional, baseadas nas indústrias de tecnologia avançada como a microeletrônica e a informática.

-Quarta Fase.
Com a queda dos regimes socialistas o mundo passou por mais avanços nas áreas da comunicação e dos transportes, afinal o capitalismo se moldou para um modelo que não impunha barreiras comerciais, o livre comércio, isso causou o aumento da concorrência entre as mais variadas empresas que trouxeram novos meios de comunicação e de transporte mais rápidos e eficientes diminuindo ainda mais as distâncias temporais entre as mais diversas partes do globo. Esse processo contribui para que se formasse uma cultura global, porém mais ligada aos países desenvolvidos.

3 – Globalização e desemprego.

O desemprego é um grande problema do mundo globalizado, uma vez que o aumento da produção de mercadorias não acompanhou o crescimento do número de trabalhadores, o aumento da tecnologia também é responsável por isso justamente porque substitui a mão-de-obra pela máquina.

4 – Sociedade de Consumo.

A sociedade de consumo é marcada pelo modelo de vida que busca definir as pessoas pelos bens materiais e não pelo conhecimento ou caráter. A grande discussão em torno do processo está em como manter culturas milenares dentro da sociedade.

Quadro de Andy Wharol critica a reprodução em massa da sociedade de consumo.

Tirinha da Mafalda feita pelo quadrinista Quino mostra a influência da televisão na difusão dos produtos na sociedade de consumo.


- Indústria cultural.

Para Theodor Adorno a expansão da produção industrial foi responsável pela criação de uma “indústria cultural” que tem como objetivo formar padrões culturais ligados aos hábitos de consumo. Os programas de tv são os principais responsáveis pela difusão do desejo de consumo de objetos da moda e que se tornam rapidamente obsoletos.



5 comentários: