quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mundo: principais religiões. (Aula extra).

-Introdução.

As religiões constituem a cultura de diversos povos no mundo, ela é influência para os mais variados acontecimentos geopolíticos mundiais. Existem várias religiões, mas nesse capítulo iremos abordar as que ocupam mais áreas no mapa mundi o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo.



ORIENTE MÉDIO, EUROPA E NORTE DA ÁFRICA.

1-Cristianismo.

O cristianismo é a religião com mais adeptos do mundo, abrangendo cerca de 33% da população mundial. Assim como p islamismo e o judaísmo é uma religião monoteísta, ou seja, creem em um único Deus, além dessa semelhança também são religiões que surgiram na Ásia, assim como o hinduísmo, o xintoísmo entre outras. Essa religião segue os ensinamentos de Jesus Cristo e está dividida entre Cristãos Ortodoxos, Cristãos Católicos Romanos e Protestantes, essa última vertente surgiu de uma ruptura dentro da Igreja Católica Romana e também se divide em várias outras vertentes. Para dar embasamento à suas ideias os cristãos, seguem a Bíblia, livro sagrado, está dividido em dois conjuntos de livros, o Antigo testamento (anterior a cristo) que conta a história da relação de Deus com o povo judeu e o Novo Testamento (posterior a Cristo) esse conjunto de escritos reúne textos sobre a vida de Jesus Cristo de acordo com alguns de seus apóstolos ou outros seguidores.
Os católicos ortodoxos têm costumes diferentes dos católicos romanos, eles não aceitam a autoridade do papa, a maior hierarquia da igreja ortodoxa é o patriarca que organiza o culto. A cruz ortodoxa também é diferente, ela é cruzada por três barras horizontais como na figura abaixo:

O voto de castidade não é obrigatório para todos os membros da igreja, a quaresma ortodoxa dura quarenta e sete dias diferente da romana que dura apenas quarenta, o calendário utilizado é o juliano que possui 378 dias. Um dos principais rituais católico, o Natal, é comemorado no dia 7 de janeiro.

Cruz Ortodoxa.

Interior de uma Igreja Ortodoxa com os santos pintados na parede.


2-Islamismo.

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo, os seus adeptos são chamados de muçulmanos. A religião foi fundada pelo profeta Maomé em uma região que hoje faz parte da Arábia Saudita. A religião ao longo dos tempos se difundiu para regiões do Oriente Médio, países do Norte da África e da Europa também. Expandiu-se posteriormente para países da África Subsaariana, da Ásia Central e também pelo Sudeste do continente. Os mulçumanos possuem suas cidades sagradas, as principais são Meca e Medina, essas cidades são fundamentais, pois foram nelas que o anjo Gabriel passou as mensagens do Alcorão ou Corão para o profeta Maomé. Mas a crença em Maomé também se divide em grupos.

Uma mulher islâmica usando burca com o Al Corão em sua  mão.

Símbolo do Islamismo.

Cidade de Meca em período de peregrinação.


-Sunitas e Xiitas.

Os sunitas agrupam a maioria dos islâmicos, reunindo 90% dos adeptos. Essa corrente é seguidora da Suna que se trata de um livro que conta a trajetória do profeta Maomé, esse livro ajuda os sunitas esclarecerem questões que não estão claras no Alcorão, só aceitam adeptos que forem escolhidos pela comunidade islâmica.
Já os xiitas preferem uma interpretação mais rígida do livro sagrado e não reconhecem exemplos ou conselhos vindos de outros livros. Além disso, o mundo Islâmico só deve ser comandado politicamente por membros diretos da família de Maomé. Esse fundamento faz com que os países predominantemente Xiitas adotem o Estado teocrático, ou seja, as leis e a administração territorial está baseada nas leis religiosas assim como seu líder é um membro escolhido diretamente por Deus.

-Mundo Árabe.

O mundo árabe é diferente do mundo islâmico. O árabe está ligado com a etnia, cultura e principalmente a língua, enquanto o islamismo está ligado diretamente à religião. Como vimos os Iranianos são da etnia persa, mas religiosamente, em sua maioria, seguem o islamismo.

EXTREMO ORIENTE.

3- Hinduísmo.




O hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, ela está principalmente concentrada entre povos do subcontinente indiano, suas ideias se baseiam nos conjunto de textos sagrados chamados Vedas. A religião não se expande por dois motivos, por não praticar o proselitismo, ou seja, não há pregação das ideias a fim de converter as pessoas e também por causa da distância geográfica entre os países adeptos e os demais. A religião se difere, também, das outras duas citadas anteriormente pelo fato de não possuir um profeta fundador, não se organiza segundo uma hierarquia ou instituição, não cultuam um livro sagrado, são politeístas e não separam a vida religiosa da vida social. As forças da religião vem do conjunto de praticantes que protegem a tradição no seio familiar por meio de relações de sangue.

-Sistema de Castas.

O sistema de castas é uma ordenação social herdado pelos sacerdotes védicos ou brâmanes, esses sistema é composto de quatros castas podendo existir pessoas que não pertencem a nenhuma delas. Os brâmanes estão no posto mais alto da hierarquia exercendo o trabalho intelectual como o sacerdócio e a filosofia. Os xátiras vêm em seguida ocupando cargos militares e são considerados nobres. Em terceiro lugar vêm os vaixas, casta que abrange artesãos, camponeses e mercadores. E na base da pirâmide estão os shundras, são os demais trabalhadores que fazem serviços para as demais castas. Fora dessa estão os parias, esses também são chamados de “poluídos” além de fazerem trabalhos que as demais castas se recusam, os parias são privados de direitos políticos e sociais, não podem frequentar templos, escolas etc.
O sistema de castas foi abolido legalmente da Índia após a sua independência, em 1949, pois os indianos alegavam que essa separação ajudava ainda mais a repressão inglesa para com os indianos, porém na prática essa hierarquia ainda continua prevalecendo.

- Budismo.

Doutrina religiosa e filosófica que visa o melhoramento do espírito através da reencarnação, que foi fundada por  Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda "O Iluminado, entre os séculos VI e IV a. C., os sofrimentos da vida material são levados para a próxima vida para serem superados e são chamados de carma. O Nobre Caminho Óctuplo, representado pelo Dharmachakra, é uma técnica utilizada para erradicar sentimentos como ganância, ódio e ilusão.



Dharmachakra.



- Xintoísmo.

Religião animista com maior número de adeptos no Japão, foi criada antes do budismo, mas aceita e agrega conceitos de outras religiões, o nome deriva da palavra xin tau que significa “via dos desuses”. As divindades podem ter formas animais, humanas ou de elementos da natureza, isso porque os xintoístas acreditam que o homem deve estar em harmonia com a natureza.

AMÉRICA

- Religiões Afro-Brasileiras, Candomblé e Umbanda.

campo da religião temos um problema com as más interpretações principalmente feitas pelos líderes e adeptos do cristianismo. As religiões africanas ou afro-brasileiras são vistas como maléficas e seus adeptos como bruxos que praticam magias para conseguir as coisas, normalmente conhecemos essas religiões pelo nome pejorativo de macumba.  O termo "macumba" também é utilizado, da mesma forma, para designar a oferenda para os Orixás quando o correto é ebó. No entanto, na verdade, esse termo refere-se ao instrumento musical.

Temos dois ramos de religiões afro-brasileiras bastante conhecidas o Candomblé e a Umbanda.
O Candomblé, ao contrário do que se pensa, é uma religião que nasceu em solo brasileiro e também é praticada em outros países da América do Sul e Central. Trata-se de uma religião politeísta na qual os Orixás são os deuses, cada um deles tem uma personalidade que influencia os praticantes dessa religião, quando um orixá influência uma pessoa essa é chamada de “filha(o) de Santo”, essa personalidade do orixá pode misturar-se com a de outros o que faz a pessoa tenha características de mais de um orixá.
Os deuses do candomblé também são detentores da tristeza e da felicidade dos seus “filhos”, quando vemos uma oferenda nada mais é do que um pedido feito por um “filho” para o seu orixá. Nessa religião também não comportamentos certos ou errados e nem bons e maus[1].
Já a Umbanda é um pouco diferente, ela possui elementos de diversas culturas que ajudaram a formar o Brasil, possui elementos do espiritismo kardecista, cultos afro-brasileiros, catolicismo, de rituais indígenas e até alguma influência de ideias esotéricas. Essa religião adota em seu culto personagens urbanos e caboclos indígenas também acreditam na reencarnação como os kardecistas e também fazem diferenciação entre o bem e o mal. As entidades umbandistas vêm do catolicismo, ou seja, os santos católicos, sendo São Jorge um dos mais famosos.

www.espiritualismo.info 
Zé Pilintra, elemento urbano presente na Umbanda.

São Joge, santo católico incorporado pela Umbanda.


- Religiões Indígenas.

“A idéia de Deus perpassa todas as religiões indígenas. Muitos povos têm a noção de um Deus criador, mas um Deus que cria e, em seguida, se afasta, passando a intervir no mundo através de entidades espirituais ou heróis civilizadores, isto é, humanos com grandes poderes. Para os Tupinambá, o Deus criador tinha o nome de Monã, que significa o ancião. Criou a terra e tudo o que ela contém, mas, devido à maldade dos homens, a destruiu-a pelo fogo.

Houve apenas um sobrevivente, Maíra-Monã, que intercedeu a Deus que a restaurasse. Uma grande chuva apagou aquele incêndio, surgindo aí uma nova terra. Um conflito entre dois irmãos, descendentes de Maíra-Monã, desencadeou uma nova catástrofe, um dilúvio, que cobriu toda a terra, conseguindo se salvar apenas esses dois irmãos, com suas esposas, surgindo daí uma nova humanidade. Os Guarani chamam a Deus pelo nome de Nhanderu, o nosso primeiro pai.

Foi ele quem dispersou as trevas primordiais com a luz de sua sabedoria. Criou o mundo, colocando-o sobre duas traves cruzadas, que por sua vez são apoiadas sobre quatro palmeiras. No dia em que essas palmeiras desabarem, será o fim do mundo material. Outras sociedades indígenas, talvez a grande maioria, não possuem a idéia de um Deus criador, como é o caso do povo Xavante. Seus mitos de origem começam com um mundo já criado, havendo demiurgos e entidades espirituais que vão atuar junto aos humanos”[2]

- Animismo.

É o pensamento religioso que emprega espírito em todos os elementos da natureza.



[1] CARMO, João Clodomiro do.O que é candomblé?. São Paulo: Brasiliense, 1987.

Um comentário: