sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tema 3 – Unidade 1 – Conflitos as razões e os principais focos.


1 – Conflitos em escala global.

O livro didático aborda os conflitos apontando-os em um mapa, também nos mostra que esses conflitos ocorrem por motivos religiosos, culturais, políticos e econômicos.
Na América Latina são comuns os movimentos que exigem reconhecimento e políticas sociais mais justas para os povos indígena que é o caso do Movimento Zapatista de Libertação Nacional que atua em Chiapas no México.
No Oriente Médio o conflito árabe-israelense é o mais conhecido, iniciou-se em 1948 quando os palestinos foram obrigados a deixar seu território para a formação do Estado de Israel, o conflito perdura até os dias atuais sem expectativa de acordo entre as duas nações.
A África é um dos continentes que mais sofre com os conflitos maior herança do neocolonialismo europeu. Os conflitos ocorrem principalmente na África Subsaariana, a divisão arbitrária europeia durante o século XIX fez com que grupos étnicos que eram inimigos históricos habitassem o mesmo território, com as independências africanas conflitos pelo controle do poder e dos recursos naturais eclodiram por grande parte dos países africanos e é grande causa das mortes e da pobreza que assola o continente.
O Leste Europeu e a Região do Cáucaso também são regiões de grande tensão, ali predominam os movimentos separatistas originados após o fim da Guerra Fria e da queda do socialismo real.


IMAGENS DO MOVIMENTO ZAPATISTA.



SUBCOMANDANTE MARCOS, A MÁSCARA SIGNIFICA A UNIVERSALIDADE DA LUTA.



MOVIMENTOS SEPARATISTAS EUROPEUS.

EUSKADI TA AZKATASUNA.


SEPARATISMO CHECHENO - REGIÃO DO CÁUCASO - RÚSSIA.



ORGANIZAÇÃO PELA LIBERTAÇÃO DA PALESTINA.








2 comentários: