segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tema 2 - Unidade 1 - As Grandes Guerras e a Guerra Fria

O resumo que segue foi feito a partir de mesclas de textos do livro novo e do livro "Expedições Geográficas" de Melhem Aldas e Sérgio Aldas.


1- Mundo Multipolar

-Primeira Guerra Mundial
Causas: Unificações tardias fizeram com que Alemanha e Itália ficassem em desvantagem no processo de divisão da África. Já o Império Austro-Húngaro disputava com a Rússia alguns territórios e por isso a composição dos grupos que lutaram na guerra ficou assim:
Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro)
Tríplice Etente (Reino Unido, França, Rússia e posteriormente EUA). A Guerra termina depois que a Rússia sai e os Estados Unidos se aproveita dos países já destruídos e intervém ao lado da Etente.

-Revolução Russa 1917. Foi a revolução que tirou a Rússia do Czarismo para o Socialismo. (será estudada melhor posteriormente).

-Segunda Guerra Mundial.
A crise de 1929 fez com que os regimes fascistas ganhassem força na Europa, esse “novo” regime reivindicava as perdas da Primeira Guerra Mundial firmadas pelo Tratado de Versalhes, além de impor a sua cultura e tentar anexar vários outros territórios. Esses novos regimes começaram a dominar os países da Europa e consequentemente iniciaram conflitos com as potências locais. Sendo assim os países que lutaram na Guerra ficaram divididos em:
Aliados-EUA, Reino Unido, França e URSS e Eixo-Alemanha, Itália e Japão.
A Guerra acaba depois que o EUA entram, assim que a Itália desiste da Guerra, mais uma vez com a Alemanha destruída após uma péssima investida contra a União Soviética, os Estadunidenses acabam vencendo o conflito junto com a URSS e, por fim, destroem duas bombas atômicas no Japão.

-Nazismo e Fascismo.

Principais características e idéias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.


2-Mundo Bipolar

-Socialismo. Sistema e regime baseado na coletivização dos meios de produção e no fim da propriedade privada.
-Coletivização. Os meios de produção e os ganhos são repartidos entre os trabalhadores.

-Cortina de Ferro. Para se proteger dos capitalistas os soviéticos começaram a criar alianças com vários países do Leste Europeu formando assim um espécie de barreira que ficou conhecida como cortina de ferro.
-Doutrina Truman. Apoio militar do Estados Unidos aos países para evitar o avanço comunista.

-Plano Marshall. Apoio econômico para reerguer os países que saíram destruídos da Segunda Guerra Mundial.

-A divisão do mundo.
O mundo foi divido em dois blocos, de um lado o Capitalista representado pelos EUA e do outro o Socialista representado pela URSS. O que marcou simbolicamente a divisão do mundo foi o Muro de Berlim construído a fim de evitar que os cidadão do lado soviético do país fugissem para o lado capitalista.
-Otan e Pacto de Varsóvia.

Esses são os nomes das duas alianças militares criadas para proteção dos dois pólos do mundo, a OTAN capitalista e o Pacto de Varsóvia Socialista.

-A corrida Armamentista e Espacial. Como a Guerra Fria não teve conflito direto, os países desenvolviam as armas e tecnologia para ameaçar uma a outra. Com isso além de tentar conquistar os territórios do planeta terra ambos começaram a brigar pelo espaço.

-Crise do socialismo Real. O socialismo entrou em crise, pois grande parte dos investimentos estavam indo somente para a indústria armamentista, além disso, a população reivindicava maior participação política.

-Queda do Muro de Berlim. A queda do Muro de Berlim representou simbolicamente o fim do socialismo e do mundo bipolar.


2 comentários: